segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Com o Independência, Atlético e Cruzeiro são os times que mais enchem estádio no Brasileirão


Após um tempo sem postagens no blog, estou de volta e com mais informações que você não encontrará em nenhum outro site. Bom, mas antes de iniciar a matéria, gostaria de esclarecer que este levantamento feito pelo Tabelinha E.C se deu pelo fato de dois dos principais estádios do Brasil (Mineirão e Maracanã) estarem fechados.

Por isso, os clubes que geralmente mandavam suas partidas nesses locais foram prejudicados porque suas torcidas ficaram “limitadas” a um estádio menor, o que influi diretamente na lista de equipes que têm as melhores médias de torcedores por jogo.

Lista esta que é liderada pelo Corinthians, com média de pouco mais de 23 mil pagantes por partida nas oito vezes em que atuou no Pacaembu até a agora. Mas nesse estádio cabem mais de 40 mil pessoas. Então, qual é a porcentagem do estádio ocupada por cada torcida nos jogos de um clube, independentemente da quantidade de pessoas que cabem no local, a chamada taxa de ocupação do estádio? É justamente isso que o levantamento mostra.

Mesmo não podendo levar mais do que 23 mil torcedores em seus jogos em Belo Horizonte – capacidade máxima do Independência –, Atlético e Cruzeiro são os dois clubes que mais lotam o estádio em suas partidas em casa no Campeonato Brasileiro 2012.

Impulsionado pela ótima campanha no Nacional, em que é o líder isolado mesmo com um jogo a menos, o Atlético ocupa a primeira colocação também na taxa de ocupação média do estádio em suas partidas na capital mineira.

Até a 16ª rodada, a média de público do Atlético é de 18.137 pagantes nos oito jogos disputados no estádio do Horto. Levando-se em conta que a capacidade máxima do Independência é de 23.018 lugares, a taxa de ocupação média da Arena em dia de jogo do Galo é de 78,8%, a maior entre todos os clubes que disputam a Série A.

Mesmo com uma campanha irregular no Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro aparece em segundo lugar neste levantamento, com 68,1% na taxa de ocupação média do Independência. Nos seis jogos que disputou no estádio do Horto até agora, o time celeste levou, em média, 15.670 torcedores.

Jogos fora de BH complicaram média celeste

Jogando como mandante, porém fora de BH – já que o Cruzeiro perdeu o mando de campo na capital nas duas primeiras partidas em casa –, os números são piores e a soma da média celeste no campeonato inteiro cai para 12.815 pagantes por jogo. Na 1ª rodada do Brasileirão, a Raposa enfrentou o Atlético-GO, em Uberlândia, e levou apenas 3.952 pagantes. Sendo que, de acordo com o Cadastro Nacional de Estádios de Futebol atualizado no início deste ano, o estádio Parque do Sabiá comporta 56.450 pessoas, a taxa de ocupação da torcida cruzeirense no Triângulo Mineiro foi de só 7%.

Quando jogou contra o Sport, em Varginha, pela 4ª rodada, o público pagante foi de 4.545 pessoas, sendo que no estádio do Melão cabem 15.471 torcedores. Portanto, a taxa de ocupação da torcida celeste neste jogo foi de 29,4%.

Quem vem atrás dos mineiros

Atrás da dupla mineira aparece o Internacional, com taxa de ocupação média de 66,5% em suas partidas no Beira-Rio, em Porto Alegre. O estádio do Colorado passa por reformas para a Copa do Mundo e teve a sua capacidade reduzida. O Náutico é o quarto time que mais enche o estádio, com 59,4% de taxa de ocupação média nos Aflitos, em Recife. O Corinthians, porém, pode ser o time que mais leva torcedores em média no Brasileirão (ver tabela abaixo), no entanto é apenas o quinto nesta lista de taxa de ocupação do estádio, com somente 58,3% do Pacaembu preenchido por torcedores em seus jogos.

Já o clube que possui a menor taxa de ocupação deste Brasileirão é o Atlético-GO, com apenas 9,1%. O Dragão tem média de 3.802 pagantes por jogo no Estádio Serra Dourada, em Goiânia, que tem capacidade para 41.574 pessoas.

Dobro da ocupação média do campeonato

Até a 16ª rodada, 1.860.225 pessoas pagaram ingresso para ver as 159 partidas disputadas neste Campeonato Brasileiro 2012. A média do torneio é de 11.700 pagantes por jogo. Para se ter uma ideia do quanto Atlético e Cruzeiro estão levando torcedores em seus jogos no Independência, a taxa de ocupação média deste Brasileirão até a 16ª rodada, somando todos os clubes da Série A, é de somente 32,5%.

Ou seja, em média, os dois times de BH têm mais do que o dobro da taxa de ocupação média do campeonato. E por essa porcentagem média, podemos concluir que a cada partida do campeonato até aqui, nem um terço dos estádios é ocupado por torcedores.

Lista completa com a taxa de ocupação do estádio por cada clube
(Clique na imagem para ampliar)

Nenhum comentário: