segunda-feira, 16 de abril de 2012

Público piora na 1ª fase do Campeonato Mineiro 2012

Que os campeonatos estaduais estão defasados, quase todo mundo concorda. Não que eles precisem acabar, mas uma reformulação no método de disputa necessita ser feita o mais rápido possível. A primeira fase do Campeonato Mineiro terminou nesse final de semana com público abaixo da edição do ano passado. Nas 66 partidas disputadas, 188.701 espectadores assistiram aos confrontos. A média foi de 2.859 pessoas em cada jogo. Em relação ao ano passado, o público total na fase classificatória caiu 20%.

A desculpa desta vez não pode ser a Arena do Jacaré, pois no ano passado, América, Atlético e Cruzeiro disputaram o Estadual em Sete Lagoas e o público total na primeira fase alcançou 236.094, uma média de 3.632 pagantes por partida. O anúncio da reinauguração do Independência para o dia 25 deste mês é o alento para Galo, Raposa e Coelho. Só falta confirmar se será uma reinauguração em definitivo.

O que pode ter desmotivado os torcedores, principalmente os da capital, a ir à Sete Lagoas este ano foi a campanha desastrosa das três equipes no Campeonato Brasileiro 2011. Como comparação, no Mineiro de 2010, disputado pelo trio de BH no estádio do Mineirão – sendo que o Independência já se encontrava em obras –, o público total na primeira fase foi de 343.308, uma média de 5.202 torcedores por jogo.

Mas aí eu pergunto: será mesmo que a queda na presença do público no Campeonato Mineiro, ano a ano, é pela falta de um estádio na capital? Ou seria por causa da falta de atrativos do Estadual?


Nenhum comentário: